Um projeto autoral: "confesso que dormi"

643

Views

Década de 1990: enquanto a internet ainda era uma novidade e o brasileiro ainda estava descobrindo para que servia o novo veículo, um jornalista egresso da área de assessoria de imprensa lançou uma newsletter (boletim via e-mail), para divulgação das novidades da área de comunicação. Mas logo a newsletter se transformou em um veículo para a difusão de suas ideias.

A Comunicadores, editada pelo jornalista Paulo Pelicano (1952-2009), foi o espaço para que o jornalista, timido e portador do mal de parkinson, desse vazão à sua criatividade e ao seu alter-ego egolatra: o PP. Devido ao seu formato, pode-se afirmar que a Comunicadores foi uma experiência pioneira de produção de conteúdo independente pelo usuário, o que convencionou-se a chamar anos depois de Web 2.0. Pelo formato, a newsletter se assemelhava ao que futuramente foi criado como blog.

Outro pioneirismo do Paulo foram os programas que ele produziu para Internet. Entusiasta da vertente intitulada "Jornalismo Literário", lançou dois programas inspirados nessas técnicas: Ruído Visual, em 2003 (co-produzido com o jornalista Kleber Gutierrez) e REM - Movimento Rápido dos Olhos em 2005 (programa solo). Grande entrevistador e inquieto produtor, no ano de 2004 produziu também um programa de música: o Biscoito Raro (com o radialista Antônio Franco), um cultural (Dicas Culturais) e até um programa de moda (Com que roupa eu vou?).

Ao longo dos anos o Parkinson e o excesso de remédios prejudicaram sua carrera e amizades. Encerrou a Comunicadores em 2007. No mesmo ano seu programa (na época apenas o REM ainda era produzido) foi encerrado.

Paulo sempre comentava que estava escrevendo uma auto-biografia, cujo título seria "Confesso que dormi" (paródia ao livro "Confesso que vivi" do escritor Pablo Neruda). O arquivo (se é que existiu), nunca foi achado. A TeleObjetiva, a partir de um de seus diretores (que foi amigo do Paulo nos últimos 6 anos de vida do jornalista) resolveu resgatar e registrar essa história em video. O documentário está em fase de pré-produção, e tem como data prevista de lançamento o início de 2015. 

Um blog foi lançado para divulgação do documentário e para acompanhamento da produção: www.confessoquedormi.wordpress.com

 Alguns dos programas produzidos pelo Paulo podem ser assistidos no canal da Rede Ultra no YouTube - canal que reúne parte do acervo produzido pelas webtv's Art Haus e Ultra TV entre 2003 e 2009: www.youtube.com/redeultra

Sobre o autor: TeleObjetiva

Usuário responsável pela publicação das Matérias e Notícias institucionais sobre a TeleObjetiva e seus produtos.

 


+ informações
email: falecom@teleobjetiva.com.br
Sobre a TeleObjetiva

A TeleObjetiva estúdio de comunicação Ltda é uma produtora de TV, Vídeo e Fotografia, com sede em São Paulo-SP. Oferece ao mercado soluções em transmissão ao vivo, programas e comerciais em vídeo para TV e Internet e o desenvolvimento de WebRádios, WebTVs e TVs Corporativas.

Newsletter